Notícias

Avisos Importantes
13.06.2018


Prezado Comandante,

Abaixo seguem algumas informações importantes sobre a 40ª Regata Marcílio Dias. Pedimos que leia atentamente e em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
* As inscrições para a Regata Marcílio Dias encerram-se à 0h do dia 14 de junho de 2018, somente no site do evento.
* Todas as informações detalhadas com largadas, percursos e horários estão descritas nas Instruções de Regata, que constam na seção "Avisos" do site.
* As camisas do evento poderão ser retiradas no dia 16 de junho, a partir das 8h, na secretaria da Capitania dos Portos da Bahia. Sugere -se a doação de 1kg de alimento não-perecível por tripulante.
* A Capitania dos Portos da Bahia deseja a todos uma excelente regata.
Eventos em Salvador celebram os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo
06.06.2018


Entre os dias 6 e 17 de junho, o Comando do 2º Distrito Naval promoverá uma série de eventos em comemoração ao 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil.

Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, a Câmara Municipal de Salvador realiza uma sessão especial alusiva à data, no plenário Cosme de Farias. Às 9h da sexta-feira (8) o Comandante do 2º Distrito Naval e o Presidente da Associação Comercial da Bahia realizam uma aposição floral no monumento em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, na Praça Riachuelo, no bairro do Comércio.

No sábado (9), a tradicional cerimônia militar será realizada, a partir das 10h, no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por navio da Marinha. Também na manhã do sábado (9), navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval realizam um desfile naval no trecho da orla marítima entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra. No mesmo dia, entre 9h e 17h30, no largo do Farol da Barra, uma exposição reunirá equipamentos, armamentos, réplicas, material de sinalização náutica, informações sobre segurança aquaviária e como ingressar na Marinha, além de um simulador de navegação.

No dia 16 de junho, a 40ª edição da Regata Marcílio Dias, que leva o nome de um dos heróis que tombaram na Batalha Naval do Riachuelo, reúne veleiros nas categorias oceano e monotipo, com largadas na praia junto à Capitania dos Portos da Bahia, no Comércio, a partir das 12h. No dia 17 de junho, a partir das 7h, a 36ª edição da tradicional Corrida Rústica Riachuelo fecha a programação, com percursos de 5 e 10 km e corrida representativa de pelotões, com largada e chegada em frente ao Farol na Barra. A cerimônia de premiação, que acontece logo após a corrida, será abrilhantada pela Banda de Música do 2º Distrito Naval.
Abertas as inscrições para a 40ª Regata Marcílio Dias
05.06.2018


Foto: Mauricio Cunha
Já estão abertas as inscrições para a 40ª Regata Marcílio Dias. O evento acontece no dia 16 de junho, em Salvador, reunindo as classes de Oceano e Monotipos. A intenção da regata é fomentar ainda mais as atividades náuticas em um período de baixa estação, promovendo uma maior interação entre velejadores e a Capitania dos Portos da Bahia.

Para participar, os velejadores podem doar de 1kg de alimento não-perecível, por tripulante, que será distribuído, posteriormente, a uma instituição beneficente. A Regata Marcílio Dias, criada em 1978, é um dos eventos comemorativos da Semana da Marinha, e seu nome homenageia o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias, um dos heróis da Marinha do Brasil, morto em combate durante a Batalha Naval do Riachuelo, na guerra da Tríplice Aliança, em 1865, o qual deixou um legado de patriotismo e coragem. Na Bahia, o evento é promovido pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia.