Notícias

Alimentos doados na Marcílio Dias são entregues pela Capitania dos Portos da Bahia
29.06.2017



No dia 27 de junho, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou a doação de 109 kg de alimentos não perecíveis à Creche Escola Comunitária Nicury do Parque, localizada no subúrbio de Salvador-BA. Os mantimentos foram arrecadados durante a 39ª Regata Marcílio Dias, realizada no último dia 17, na Baía de Todos os Santos, com a participação de 108 embarcações. De acordo com a vice-diretora da instituição, Sônia Santos Reis, “a creche se mantém graças às doações de instituições e de pessoas que se sensibilizam com a causa” – esclarece. Atualmente, 60 crianças, com idade de 1 ano e 6 meses a 6 anos, são beneficiadas pela creche, que existe há 12 anos. O horário de atendimento é das 8h às 16h30. A instituição também realiza a distribuição de cestas básicas para a população carente local.
Agradecimento
20.06.2017



A Capitania dos Portos da Bahia agradece a todos que contribuíram para o sucesso da 39ª Regata Marcílio Dias: Patrocinadores, apoiadores, organizadores e participantes. Sem o esforço de cada um, nada disso seria possível. O número de inscritos superaram todas as expectativas e, a despeito do tempo ruim, tivemos todas as raias cheias em todas as competições. Parabéns a todos e ano que vem tem mais. Aguardem!
Premiação da 39ª Regata Marcílio Dias acontece nesta segunda (17)
19.06.2017



A premiação da 39ª Regata Marcílio Dias, que aconteceu no último sábado (17) na Baía de Todos os Santos, será realizada nesta segunda-feira (19), no Farol da Barra. Dentro dos kits entregues para acesso ao Farol haverá uma pulseira para que as crianças competidoras possam ir acompanhada de seus pais. Os kits que, por ventura não tenham sido entregues ou pegos, podem ser retirados na sede da Capitania dos Portos da Bahia, no Comércio. Parabéns a todos os participantes!
Kits de participantes começam a ser entregues nesta quinta (15)
15.06.2017



A Capitania dos Portos da Bahia informa que os kits dos velejadores inscritos na 39ª Regata Marcílio Dias começam a ser entregues nesta quinta (15) nos clubes e marinas, assim como na sede da Capitania, onde também devem ser pegos os kits dos barcos cujas guarderias não tiveram seus endereços confirmados. É importante lembrar que, no ato da retirada dos kits, sugerimos a doação de 1kg de alimento não-perecível por tripulante. Estes alimentos devem ser entregues nos clubes ou na Capitania dos Portos, a depender de onde forem entregues os kits. Após a regata faremos a doação a uma instituição beneficente a ser informada em breve.
Inscrições para a 39ª Regata Marcílio Dias terminam nesta quarta (14)
14.06.2017



Terminam nesta quarta-feira (14), a 0h, as inscrições para a 39ª Regata Marcílio Dias. Até lá, as inscrições podem ser feitas normalmente no www.regatamarciliodias.com.br. Lembramos a todos os inscritos que hoje também é o prazo para envio de Certificados de Embarcações pendentes para as classes de Oceano. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Informações importantes para a entrega de kits e premiação da 39ª Regata Marcílio Dias
07.06.2017



Seguem informações importantes aos inscritos: Haverá pulseiras para os inscritos e acompanhantes no KIT das camisas, entregues a partir dia 15/06. Os velejadores não podem perder ou danificar as pulseiras. Também haverá estacionamento disponível na Cabana da Barra (15 vagas) e na Vila Naval do Morro do Gavazza (haverá uma viatura realizando otransfer até o Farol). Lembramos que os kits de participação na 39ª Regata Marcílio Dias serão entregues nos dias 15 e 16 de junho, na sede da Capitania dos Portos da Bahia, das 13h às 18h. A partir do dia 16 de junho, os kits também poderão ser retirados nos principais clubes náuticos participantes, das 13h até o suspender dos barcos, a critério dos competidores e dos clubes. Sugerimos a doação de 1kg de alimento não-perecível, por tripulante, a serem entregues na retirada dos kits. Os mesmos serão doados a uma instituição beneficente após a regata.
Classe Windsurf: montagem e desmontagem na praia da Capitania
12.06.2017



Atendendo a uma solicitação da maioria dos participantes da classe WINDSURF, a Capitania dos Portos da Bahia informa que permitirá o acesso destes à praia da Capitania para a montagem e desmontagem dos seus equipamentos no dia17 de junho para a Regata Marcílio Dias. Lembramos que, apesar desta mudança, a largada continua sendo na Praia do Porto da Barra, conforme Aviso de Regata disponível clicando aqui e no site oficial do evento wwww.regatamarciliodias.com.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato conosco. Bons Ventos!
Faltam dez dias para a 39ª Regata Marcílio Dias
07.06.2017



Falta apenas pouco mais de uma semana para a 39ª Regata Marcílio Dias! Até o momento, mais de 60 inscritos, de diferentes classes, já garantiram participação na Regata, que acontece no dia 17/06, em um formato inovador. Mas, atenção! As inscrições encerram-se na próxima quarta-feira (14) através do site oficial do evento www.regatamarciliodias.com.br. Acesse, confira as últimas atualizações e navegue junto conosco!
Eventos em Salvador celebram os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo
01.06.2017



O Comando do 2º Distrito Naval promoverá, entre os dias 1º e 11 de junho, uma série de eventos em comemoração ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. Entre a vasta programação, nos dias 7 e 8 de junho, militares voluntários doam sangue para reforçar os estoques da Fundação Hemoba. Também no dia 7 de junho, por iniciativa do Vereador Téo Senna, a Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial alusiva à data, que contará com a presença do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, além de outras autoridades civis e militares. No sábado (10), a tradicional cerimônia militar do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo será realizada, pela primeira vez, no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra). A cerimônia contará com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por navio da Marinha.

Também no sábado (10), a partir das 9h, navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval acompanham a Fragata “Independência” e o Navio Doca Multipropósito “Bahia”, maior navio da Marinha do Brasil, em um desfile naval na Baía de Todos os Santos e no trecho da orla marítima entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra. No mesmo dia, das 9h às 17h30, no largo do Farol da Barra, uma exposição, realizada em conjunto com o projeto Ruas de Lazer, da Prefeitura de Salvador, reunirá equipamentos, armamentos, réplicas, vídeos, material de sinalização náutica, informações sobre segurança aquaviária e como ingressar na Marinha e até mesmo um simulador de navegação. No domingo, dia 11 de junho, a 35ª edição da tradicional Corrida Rústica Riachuelo acontece nos percursos de 5 e 10 km, com largada e chegada em frente ao Farol na Barra. A cerimônia de premiação, que acontece logo após a corrida, será abrilhantada pela Banda de Música do 2º Distrito Naval e acontece também em conjunto com o projeto Ruas de Lazer.

Nesse mesmo dia, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e a Fragata “Independência” estarão abertos à visitação pública, das 11h às 17h, no porto de Salvador. A 39ª edição da Regata Marcílio Dias, que leva o nome de um dos heróis que tombaram na Batalha Naval do Riachuelo, fecha a programação com competições em cinco categorias náuticas, com largadas na praia do Porto da Barra, Comércio e Inema.
Abertas inscrições para as classes SUP e Canoa Havaiana
30.05.2017



Já estão abertas as inscrições específicas para as classes SUP E CANOA HAVAIANA na 39ª Regata Marcílio Dias. Para garantir a participação no evento basta acessar o site da Associação Baiana de Stand Up. A Marcílio Dias será válida pela 4ª Etapa do Circuito Baiano de Stand Up Paddle, motivando ainda mais os participantes nas disputas que acontecem no dia 17/06.

Nova programação traz mudanças na 39ª Regata Marcílio Dias
23.05.2017



Atenção, comandantes! A programação completa da 39ª Regata Marcílio Dias está disponível no AVISO DE REGATA em nosso site. Este ano, mudanças importantes estão sendo feitas no evento, que teve os seus percursos alterados para asdiferentes classes de embarcações. Confira AQUI um resumo desta programação.

Divulgado Aviso de Regata da 39ª Regata Marcílio Dias
18.05.2017



Já está disponível no site www.regatamarciliodias.com.br o AVISO DE REGATA da 39ª Regata Marcílio Dias, com toda a programação e percursos do evento, que acontece no dia 17/06. Vale lembrar que as inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 14/06. Por ser uma prova válida para o Campeonato Baiano de Veleiros de Oceano, as orientações da FVOBA são de que apenas os veleiros que possuem certificado apresentado até 16 de maio de 2017 terão suas pontuações computadas para o Campeonato.

Classe Windsurf lidera inscrições entre os Monotipos
15.05.2017



Com mais de 30 inscritos, a Regata Marcílio Dias segue de vento em popa! Entre os Monotipos, a Classe Windsurf lidera o ranking na lista de participantes, com quase dez velejadores confirmados - número que promete ser ainda maior até o dia da 39ª Regata Marcílio Dias, que este ano acontece no dia 17/06/2017. Acesse o site www.regatamarciliodias.com.br e confira as últimas atualizações!As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14/06!

Recorde de inscritos na abertura das inscrições da 39ª Regata Marcílio Dias
09.05.2017



A primeira semana de inscrições para a 39ª Regata Marcílio Dias foi um sucesso! Em poucos dias da abertura, cerca de 20 barcos já garantiram a participação no evento,que este ano acontece no dia 17/06/2017. Acesse o site www.regatamarciliodias.com.br e confira as últimas atualizações! As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14/06!

39ª Regata Marcílio Dias abre inscrições com novidades
04.05.2017



Atenção, Comandantes! Já estão abertas as inscrições para a 39ª Regata Marcílio Dias! O evento, que tradicionalmente acontecia no mês de dezembro, terá sua edição 2017 marcada para 17 de junho, em Salvador. A intenção é fomentar ainda mais as atividades náuticas em um período de baixa estação, promovendo uma maior interação entre velejadores e a Capitania dos Portos da Bahia.

As inscrições são abertas a veleiros de Oceano, Stand Up, Canoa Havaiana e Monotipos. Não existe taxa de inscrição, ficando a critério dos velejadores participantes a doação de 1kg de alimento não-perecível, por tripulante, que será distribuído, posteriormente, a uma instituição beneficente.

A Regata Marcílio Dias, criada em 1978, é um dos eventos comemorativos da Semana da Marinha, e seu nome homenageia o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias, um dos heróis da Marinha do Brasil, morto em combate durante a Batalha Naval do Riachuelo, na guerra da Tríplice Aliança, em 1865, o qual deixou um legado de patriotismo e coragem. Na Bahia, o evento é promovido pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia.